Voltar

Você conhece os pratos mais famosos da culinária brasileira?

Além do Sabor

22/10/2018

Com um país tão grande, cheio de influências dos mais variados tipos de povos, em seus diferentes estados, não é de surpreender que a culinária brasileira seja uma das mais diversificadas de todo o mundo.

Com pratos típicos muito saborosos, cada região aproveita a oferta de alimentos disponíveis para criar novas versões e receitas com a cara do Brasil.

Separamos hoje para vocês, 10 pratos tipicamente brasileiros para você conhecer mais sobre suas receitas e histórias. Confira:

  • Brigadeiro

 

O doce mais famoso do Brasil, o brigadeiro tem uma origem bem interessante. Ele foi criado pro eleitoras do candidato a presidência do Brasil, Eduardo Gomes, em 1945. Para ajudar na campanha do candidato, cuja patente militar era brigadeiro e faziam muito sucesso com as mulheres, eram promovidas festas onde era vendido um doce feito de leite condensado, manteiga e chocolate.

 

  • Pão de Queijo

 

O pão de queijo é outra iguaria que só encontramos no Brasil. Orgulho da cozinha mineira é amado em todo país. Esse pão macio é feito de queijo e polvilhos, e acompanhado de um café fresco deixam qualquer café da manhã ou lanche especial.

O pão de queijo também recebeu variações em sua receita e pode ser encontrado feito de queijo parmesão, meia cura e até provolone. Sem contar as versões recheadas com catupiry, muçarela e presunto e até mesmo doce de leite.

 

  • Palha italiana

 

          

Pode parecer estranho, mas a palha italiana foi criada bem aqui, no Brasil. O doce feito de brigadeiro e biscoito triturado tem sua origem no sul do país. Sua receita leva leite condensado, manteiga, chocolate e biscoito maisena.

O doce nada mais é do que um brigadeiro que recebeu influências italianas e portuguesas, por uma questão história, devido aos imigrantes desses países que chegaram ao sul do Brasil. Acredita-se que a influência venha de um doce muito famoso em Portugal chamado Salaminho de chocolate, que leva em sua receita, além do biscoito maisena, amêndoas sem casca.

 

  • Acarajé 

 

              

 

O Acarajé é um dos maiores representantes da mistura da culinária africana e brasileira. É muito consumido no Nordeste, em especial na Bahia. Para quem não sabe a receita, a massa é feita de feijão fradinho, cebola e sal e frita no azeite de dendê.

O recheio pode variar, mas os mais comuns são camarão, vatapá, pimenta e caruru, todos também pratos típicos da culinária da África e cozinha da Bahia.

 

  •  Feijoada

 

  

 

Estrela da culinária brasileira, a feijoada sem dúvidas é o prato mais conhecido fora do Brasil. Embora hoje existam várias receitas para feijoada, a tradicional é a servida na cidade do Rio de Janeiro, onde seu nome apareceu pela primeira vez.

Mistura de feijão com carnes, o cozido leva carne seca, paio, linguiça, lombo, costela, pé, orelha e rabo de porco cozidos com feijão preto. Costuma ser servido com arroz branco, couve refogada, laranja e farofa. Antes de ir para o fogão, as carnes precisam ser dessalgadas, processo que deve começar pelo menos um dia antes do cozimento

 

  • Açaí

 

Essa fruta de cor e sabor marcantes sempre foi muito consumida na região norte do nosso país. Com o passar dos anos foi caindo no gosto de todos os brasileiros, e mais, do mundo. A forma mais popular e consumida é a fruta batida, servida em uma tigela, coberta com frutas e cereais. Mas hoje em dia, existem muitas outras maneiras de consumi-lo: vitaminas, smoothie e até sorvete.

Por conter alto teor energético, é muito consumido por praticantes de exercícios físicos.

 

  • Moqueca

 

Outro prato muito famoso nacional, mas moquecas chegam a desbancar a feijoada como preferidas em algumas pesquisas. De origem indígena, o prato é um cozido de peixe que leva tomates, cebola e coentro. Nos lugares onde são mais famosas, Bahia e Espirito Santo, existe uma verdadeira disputa pela criação e a receita mais saborosa.

Enquanto os Baianos juram que sua receita, com leite de coco e azeite de dendê, é a autêntica, os garantem que foi nas suas panelas de barro que o prato nasceu, e colorido pelo urucum, ou colorau. A verdade é que cada estado tem sua receita diferente de moqueca, e todas elas são deliciosas.

 

  • Feijão Tropeiro

 

O feijão tropeiro é um prato típico da comida mineira, embora também seja muito popular em São Paul, Goiânia e Mato Grosso. A história desse prato em Minas vem do período colonial, em que o transporte de várias mercadorias era feito por tropas a cavalo ou mesmo em lombos de burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados tropeiros.

O feijão misturado com farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e bem temperado virou um prato básico no cardápio diário desses homens, e por isso o nome feijão tropeiro é referência direta a eles.

 

  • Escondidinho

 

Nascido no nordeste, o escondidinho ganhou todo o Brasil. A receita original leva uma camada de carne seca desfiada entre camadas de purê de macaxeira. A combinação de carne de sol com derivados da mandioca é antiga no norte do pais.

Costela, frango, carne moída camarão, bacalhau, legumes, cobertos com batata, mandioca, abobora ou inhame, de tão certo que essa receita deu, ganhou muitas versões, doces e salgadas, e cá pra nós, fica bom em qualquer uma delas.

 

  • Filé à Parmegiana

 

Embora muitas pessoas acreditem ter sido criado na Itália, o filé à parmegiana é mais um prato delicioso criado no Brasil. Na região de Parma, na Itália, você só vai encontrar berinjelas com queijo, nada de carne.

Ele é composto de um pedaço de carne, fatiado, empanado com farinha de trigos e claras de ovo, coberto com queijo, presunto e bastante molho de tomate. Na receita original, ele deve ser servido acompanhado de macarrão ao molho sugo como o espaguete, fettuccine ou linguini.

 

E para você, qual desses é o seu preferido?

Saiba mais também sobre Cogumelos, a iguaria que está ganhando o coração dos brasileiros

Recentes