Voltar

Tilápia: o peixe que conquistou o Brasil com sua versatilidade

Além do Sabor

13/11/2018

Um peixe magro e versátil, a tilápia é muito utilizada no dia a dia dos brasileiros por ter fácil preparação e combinar com muitas coisas dentro da gastronomia. De água doce, a tilápia é um peixe super nutritivo, pouco calórico, econômico e pode ser encontrada em qualquer mercado ou feira próximo de você.

O Brasil é segundo pais que mais produz a tilápia, perdendo somente para a China. A maior parte de sua produção é consumida pelo mercado interno, somente uma pequena parcela é exportada, como para o EUA.

Quer saber um pouco mais sobre a tilápia? Confira sobre suas características no nosso post blog de hoje.

A tilápia

A tilápia é um peixe nativo de regiões da África e foi introduzida no Brasil na década de 70. Muito consumida pelos brasileiros, a tilápia tem carne branca, magra e suave, sem odor intenso e que rende filés sem espinhas, chamando atenção dos consumidores. Além disso, pode ser encontrada em mercados e feiras durante o ano todo.

Existem vários tipos, cerca de 77 espécies, sendo a mais comum a tilápia do Nilo que tem coloração entre cinza, preto e vermelho. Pode serencontrada congelada e fresca para venda.

Benefícios da tilápia para saúde

A tilápia é considerada um peixe magro, apresentando menos ácidos graxos que peixes como salmão e atum. Uma porção de 100 gramas tem em média 120 calorias, dependendo da forma de preparo. É uma fonte de proteína de alto valor biológico, possuindo entre 16 a 19% de sua composição. Oferece também entre outros componentes, o selênio, importante para as defesas antioxidantes do corpo, e fósforo, ligado diretamente à manutenção da massa óssea.

Além disso, tem um custo x benefício muito alto. Uma tilápia inteira sai, em média, 14 reais o quilo, preço acessível em relação a outros peixes, e também pode ser encontrada durante todo o ano em mercados, feiras e peixarias 

Como escolher na hora da compra

Caso vá comprar em feiras ou comprar direto com pescadores, atente-se a cor, odor e consciência do peixe. Confira 4 dicas para comprar corretamente o seu peixe fresco:

  1. A pele do peixe tem que estar brilhante, caso esteja opaca e sem vida pode deixar esse de lado.
  2. Sinta o cheiro, peixes quando entram em decomposição exalam um odor característico, como se estivessem podres.
  3. Observe as guelras ou brânquias do peixe, ficam perto da cabeça, elas devem estar com uma cor avermelhada. Se estiverem acinzentados, o peixe não está bom.
  4. Os olhos devem estar brilhando e com cores vivas.

Já a versão congelada, fique de olho em sinais de descongelamento prévio, como filés grudados e presença de gelo dentro da embalagem, além de procurar os selos de inspeção e origem no produto para garantir sua qualidade.

Dicas de preparo

Quanto ao preparo, é um peixe muito versátil, além de ter um fácil preparo. Entre os temperos que mais combinam estão: limão, orégano, coentro, açafrão, mostarda e pimenta-do-reino. Já o seu tempo de cozimento, é muito baixo, não deixe demais no forno ou na panela, senão resseca. Confira algumas dicas de como preparar um peixe delicioso para o seu almoço de domingo:

  • Abuse dos temperos, o limão combina muito, mas use especiarias para dar uma incrementada no sabor.
  • Para deixar a sua tilápia ainda mais suculenta, os molhos são a pedida certa. Um dos mais simples e deliciosos é o molho de iogurte e ervas. Para fazê-lo, basta misturar 1 pote de iogurte natural sem açúcar ou adoçante, azeite, sal, salsinha e cebolinha. Fácil e delicioso!
  • Tilápia ensopada é uma delícia, além de ser uma forma de preparo rápida para o dia a dia. Basta colocar azeite numa panela, rodelas de cebola, pimentão, tomate, sal e as postas de tilápia. Tampe a panela e deixe em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Depois, coloque leite de coco e extrato de tomate e deixe por mais 5 minutos no fogo. Depois é só juntar a família e se deliciar!
  • Quer uma versão mais saudável, mas mesmo assim rápida e prática? A tilápia assada é a melhor opção para você. Tempere bem suas postas de peixe, coloque em uma assadeira untada com legumes de sua escolha. Deixe no forno por cerca de 20 minutos e pronto!
  • Não tá afim de cozinhar esse final de semana? Não tem problema! Confira o nosso menu mensal aqui no site, temos algumas opções deliciosas com tilápia para você se deliciar sem se preocupar com a louça do almoço.

Leve, saborosa, versátil e nutritiva, a tilápia é um desses ingredientes que não podem faltar na sua alimentação.

Aprenda a fazer um molho delicioso à base manteiga que vai muito bem com peixes, Beurre Blanc.

Recentes