Voltar

Sustentabilidade: Saiba como implantar ações sustentáveis na sua casa

Além do Sabor

20/02/2019

A palavra do momento é sustentabilidade. Seu conceito aborda a maneira como devemos agir em relação ao meio ambiente e tem como objetivo uma relação equilibrada entre o atendimento das necessidades humanas e a preservação do planeta, unindo questões sociais, ambientais e econômicas.

A questão se tornou um dos temas mais atuais em todos os setores da sociedade, do entretenimento às construções civis, a sustentabilidade é assunto de primeira relevância. E é claro que no mundo da gastronomia não poderia ser diferente.

Dentro do ramo da alimentação, a sustentabilidade pode ser construída com ações simples, mas muito eficientes, capazes de fazer uma grande diferença positiva. E o mais legal é que essas atitudes podem ser adotadas dentro de qualquer cozinha, contribuindo para uma relação cada vez mais positiva com o nosso meio ambiente.

Confira abaixo algumas dicas de como começar hoje mesmo a ser sustentável também dentro da sua casa.

Como um restaurante pode ser sustentável?

O conceito de proteção ao meio ambiente, contido dentro das ideias de sustentabilidade falam também sobre a conservação dos recursos básicos para as próximas gerações. E nessa questão todas as pessoas e empresas estão aptas a atuar.

Dentro de restaurantes, pequenos atos como o não desperdício de alimentos, água e energia elétrica, são grandiosos para o meio ambiente. Equipamentos modernos, principalmente os elétricos já são criados pensando em como economizar recursos.

O controle do lixo, com a utilização de todas as partes dos alimentos e a reciclagem de todos os materiais possíveis, também soma muitos pontos nessa corrida.

Saber a origem dos alimentos comprados também é um dos pilhares da sustentabilidade. Comprar de fornecedores locais diminui problemas logísticos, desenvolve a economia local, evita o desperdício de alimentos, além, é claro, de garantir uma alimentação mais saudável para todos.

Ações para inserir no dia a dia

- Compras conscientes

Para evitar desperdícios, tanto de dinheiro quanto de alimentos é fundamental ter um bom controle do que é consumido de verdade, seja em um restaurante ou dentro de casa. Compras de mantimentos feitas mais de uma vez durante o mês garantem que você vá levar para casa apenas aquilo que vai realmente consumir.

O cuidado com o armazenamento de cada alimento, respeitando condições de ambiente e temperatura descritas na embalagem também garantem que nada estrague antes do tempo, sem ter sido usado. Produtos refrigerados merecem uma atenção especial por possuírem um menor tempo de validade.

- Lixo reciclável

Uma das ações sustentáveis mais conhecidas é a separação do lixo reciclável. Mas acredite, a porcentagem de pessoas e estabelecimentos que realmente a fazem é muito pequena.  

A reciclagem é o melhor caminho para a correta gestão de resíduos, e esse processo se inicia dentro da cozinha, com a separação dos tipos de resíduos e seus descartes corretos. Separe o lixo orgânico do reciclável e sempre que possível separe plásticos, papéis, vidros e metais para serem descartados. O lixo eletrônico também merece atenção e tem um destino diferente dos demais.

- Economia de recursos naturais

A responsabilidade sustentável também inclui a economia de recursos como água e energia elétrica. A instalação de temporizadores ou redutores de vazão em torneiras e descargas, o aproveitamento de luzes naturais, a substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED, sensores de presença que evitam que luzes fiquem acessas sem necessidade são soluções simples que podem fazer uma grande diferença.

- Hortas orgânicas

Tanto em restaurantes quanto em casa, outra atitude bem relacionada a gastronomia e a sustentabilidade é o cultivo de hortas orgânicas. Além de consumir verduras e temperos frescos e sem aditivos químicos, os alimentos duram mais tempo no solo do que na geladeira. Eles melhoram a qualidade do ar e promovem a biodiversidade, eliminando ainda a necessidade de transporte.

- Reutilização de móveis

A reutilização de moveis é uma das ações mais poderosas, dentro de restaurantes, cozinhas e salas de jantar, para diminuir impactos no meio ambiente. Além de ser econômico, reaproveitar móveis que você já possui é ambientalmente responsável. Buscar por móveis em feiras e brechós pode deixar seu ambiente único, mais bonito e criativo, ao mesmo tempo que reduz o consumo de recursos naturais. 

Madeiras e bambu de reflorestamento e moveis feitos de material reciclado como vidro e plástico também são excelentes opções. 

- Material descartável

Outro ponto também já bem conhecido é a utilização de materiais descartáveis. Além de gerar uma infinidade de resíduos, eles ainda são produzidos a partir de recursos naturais como o petróleo.  Caso haja mesmo a necessidade da utilização de utensílios descartáveis as melhores escolhas são aqueles feitos de materiais biodegradáveis ou reciclados.

A cada dia que passa, os impactos negativos da má utilização dos nossos recursos e do meio ambiente ficam mais visíveis. Cuidar do nosso planeta é um dever de todos nós, seja em empresas ou dentro de casa. Um dos primeiros passos que podemos dar é olhar com consciência para nosso processo de alimentação e geração de resíduos. Aqui no Bistrô Casa Antiga nós já começamos a implantar essas medidas, comece você também na sua cozinha.

Confira também: http://www.bistrocasaantiga.com.br/blog/aprenda-com-os-chefs-gateau-de-chocolate-com-cupuacu/4292

 

 

Recentes