Voltar

Saudável, puro e nutritivo confira os principais benefícios do azeite para você

Além do Sabor

22/01/2019

O azeite é uma gordura obtida a partir do fruto da oliveira através de processos que podem ser físicos ou químicos. É, portanto, um produto puro que pode ser usado em diversas aplicações, desde cosméticos, até o tratamento e prevenções de doenças e principalmente na culinária.

O seu consumo frequente traz muitos benefícios a saúde, pois ele contém uma grande quantidade de gorduras boas e antioxidantes. O azeite é composto basicamente por gorduras saturadas, poli-insaturadas e monoinsaturadas que trazem grandes benefícios para a saúde do seu coração.

Ele também contém uma quantidade muito grande de vitamina E e K, que inclui antioxidantes importantes, além de serem vitaminas que temos necessidades diárias.

No decorrer do texto vamos entender mais sobre o azeite e os benefícios que ele pode trazer para a sua saúde. Não deixe de conferir!

Tipos de azeite

- Refinado

O azeite é considerado refinado quando passa por um processo químico de refinamento, que inclui o uso de solventes e altas temperaturas para eliminar sabores ruins, que costumam ser originados do próprio óleo, mas sem modificar a sua estrutura química.

Ele só vai passar por esse processo se o seu grau de acidez for igual ou superior a 2% ou se apresentar defeitos sensoriais (cor, sabor ou aroma). O refino vai eliminar os seus defeitos, resultando em um produto com acidez 0,3%.

Ele costuma ser comercializado apenas para produção industrial, e recebe a adição de outro tipo de azeite de oliva depois de refinado.

- Extra Virgem

O azeite extra virgem conserva o sabor da oliva e é feito com grande cuidado durante todo o seu processo produtivo. O processo utilizado para extraí-lo é o “com pressão” e não ocorre aquecimento.

É um azeite de alta qualidade com menos de 1% de acidez e possui atributos positivos nos testes sensoriais. Sendo mais nutritivo que os demais e rico em antioxidantes, ele ainda oferece vários benefícios para saúde e por isso é considerado o mais saudável.

Recomendável para molhos de saladas e pratos quentes.

- Virgem

Os azeites que possuem acidez entre 0,8% e 2% são conhecidos como azeite de oliva virgem. Eles passam pelo mesmo processo do azeite extra virgem, porém depois da sua extração continua a prensagem no fruto, que resulta em um óleo com o sabor menos acentuado e mais adocicado.

Quando aquecido, seu sabor se torna mais adocicado e com um aroma ressaltado, por isso sua utilização é indicada em preparações que vão ao fogo. Ele também é indicado para pratos frios.

Benefícios para a saúde

- Protege o coração e o cérebro

O consumo de azeite ajuda a manter a função cardíaca, o que previne infartos e até mesmo da hipertensão arterial. Com o consumo regular do azeite, você pode manter a sua saúde cardiovascular forte e resistente mesmo contra os efeitos do avanço da idade.

Por conter muita vitamina E, o azeite também ajuda a prevenir derrames.

- Regula o colesterol

O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a combater o mau colesterol (LDL – Lipoproteína de Baixa Densidade). Altos níveis de colesterol ruins estão associados a formação de placas que podem causar doenças no coração.

Seu consumo em excesso não é recomendado, mas se for ingerido de forma moderada, é capaz de reduzir as taxas do colesterol ruim e aumentar as taxas do colesterol bom.

- Construção muscular

Por ser rico em gorduras monoinsaturadas, que são extremamente importantes na recuperação do tecido muscular e na reparação após estresse pelo exercício, o azeite é essencial para quem pratica esportes.

Além disso, as gorduras saudáveis presentes no azeite são uma excelente fonte energética para praticantes de diversas atividades físicas, melhorando o desempenho, o metabolismo e prevenindo de lesões.

- Perda de peso

Sua riqueza em gordura saudáveis, faz com que a ingestão do azeite, em quantidades adequadas, seja uma excelente forma de preencher as necessidades do corpo e estimular o metabolismo.

A substituição de outros tipos de gorduras menos saudáveis por azeite, também é um artifício inteligente para auxiliar a perda de peso, desde que seja utilizado de forma moderada e em uma dieta balanceada.

Uma culinária que utiliza muito do azeite e é excelente para perder peso, é a mediterrânea, saiba mais sobre acessando o link: http://www.bistrocasaantiga.com.br/blog/conheca-mais-sobre-a-culinaria-mediterranea-e-os-seus-pratos-tipicos/4268

- Prevenção do câncer

As gorduras presentes teriam um efeito protetor contra o desenvolvimento do câncer, principalmente o de mama e o melanoma (câncer de pele). No caso do câncer de mama, foi descoberto que o azeite virgem é capaz de ativar uma cascata de sinalização celular, que pode evitar o dano ao DNA.

Além disso, os componentes antioxidantes do azeite ajudam a eliminar ou evitar os danos causados pela oxidação que atinge o DNA, que é o que causa a multiplicação descontrolada das células, que leva ao câncer.  Mais estudos estão sendo realizados para saber mais sobre o papel do azeite.

- Prevenção de osteoporose

A ingestão do azeite também afeta de forma positiva a densidade óssea, melhorando a saúde dos ossos. A osteoporose é uma doença que traz a fragilidade óssea, e o azeite apresenta um grande potencial para ser utilizado de auxílio na prevenção e tratamento da doença.

O azeite tem uma substância anti-inflamatória que tem os mesmos efeitos do cálcio no organismo, e se for consumido de forma moderada pode ajudar a prevenir a doença.

- Efeito anti-inflamatório

Como já foi dito acima o azeite contém substâncias anti-inflamatórias que podem auxiliar em diversas doenças. Um dos antioxidantes presentes no azeite, tem atividade similar ao ibuprofeno, que é um anti-inflamatório bastante utilizado.

A ação do azeite em prevenir doenças crônicas está ligada também a sua ação contra a inflamação.

- Saúde da pele

Devido a sua ação antioxidante, ele também evita os danos do estresse oxidativo sobre as células da pele, o que ajuda no combate aos sinais da idade e proporciona uma pele mais saudável.

A vitamina E e outros componentes presentes no azeite, são responsáveis por essa ação.

O azeite de oliva já provou o seu potencial em trazer benefícios a saúde em vários aspectos, e cada dia mais vem surpreendendo com novas descobertas. Incluí-lo em sua alimentação em quantidades moderadas pode trazer vários benefícios para a sua saúde.