Voltar

Noz moscada: Saiba mais sobre os benefícios que essa especiaria pode trazer para a sua saúde

Além do Sabor

29/01/2019

A noz moscada é a semente do fruto de uma árvore chamada moscadeira, que é imensa e perfumada. Ela é nativa de uma ilha na Indonésia, mas se espalhou por países de clima tropical. O fruto faz lembrar o damasco, e quando amadurece, libera a semente que é coberta por uma película chamada de “macis”, dentro dela que se encontra a noz moscada.

Essa semente teve as suas propriedades descobertas e começou a ser comercializada pelos árabes que a tratavam como uma especiaria rara e um medicamento poderoso. Depois desse período, a noz moscada entrou para a lista dos temperos mais utilizados na gastronomia mundial.

Ela é bem versátil e pode ser usada em doces e salgados, sem comprometer o sabor da receita com o seu aroma. Ela pode ser utilizada desde sopas e ovos mexidos, até massas e molhos, pudins e biscoitos. Quer saber um pouco mais sobre essa especiaria maravilhosa? Continue acompanhando o nosso post!

Benefícios para a saúde

- Faz bem ao cérebro

A noz moscada é um estimulante cerebral, ela remove o esgotamento mental, o estresse e a fadiga, melhorando a capacidade de concentração, além de ser um bom remédio para a ansiedade e depressão.

Ela contém um composto orgânico natural que tem a capacidade de proteger o cérebro contra doenças generativas, como o Alzheimer.

- Ajuda no funcionamento do sistema digestivo

O óleo da noz moscada é indicado para quem tem problemas de digestão. Ele tem a capacidade de aliviar o mal-estar, pois atua removendo o excesso de gás no estômago e intestinos.

O extrato que vem da noz também aumenta o apetite.

- Auxilia no processo de emagrecimento

A noz moscada, se for acompanhada de uma dieta balanceada e atividade física, tem a capacidade de remover toxinas do corpo e auxiliar no processo de emagrecimento. Consumir cerca de 5 gramas desta noz ralada, já é o suficiente para ajudar nesse processo.

- Faz bem para o seu hálito

Diversos produtos de higiene bucal utilizam a noz moscada como um de seus ingredientes, pois ela possui propriedades que agem contra bactérias que produzem o mau hálito. Além disso, ela também auxilia contra problemas na gengiva e dor de dente.

- Auxilia no fígado e nos rins

Poluição, estresse, medicações, tabaco e outras substância podem levar ao acumulo de toxinas no organismo. O fígado e os rins filtram as toxinas do nosso corpo e precisam de ajuda para se livrar do acúmulo dessas substâncias e a desintoxicação desses órgãos é mais um dos benefícios da noz moscada.

Outro benefício da noz moscada é ajudar a dissolver cálculos renais e prevenir o acúmulo de ácido úrico.

- Ajuda a dormir

Uma dica infalível para quem tem dificuldades para dormir é um copo de leite com pó de noz moscada. Isso irá garantir maior relaxamento e indução do sono.

- Faz bem ao coração

As propriedades estimulantes e o aroma relaxante da noz moscada aumentam a circulação sanguínea, estimulam o sistema cardiovascular, além de aumentar a circulação sanguínea e confortar o corpo. Por isso, é considerado um ótimo tônico para o seu coração.

- Combate problemas respiratórios

A noz moscada tem a capacidade de aliviar a congestão e outros sintomas de resfriado, por isso é um dos ingredientes de muitos xaropes para tosse.

Acredita-se também que o seu óleo pode ser benéfico para o tratamento de asma.

- Alivia dores

O extrato da noz moscada é utilizado como sedativo no tratamento de diversas dores nas articulações ou nos músculos. Seu óleo também é utilizado para combater inflamações.

Como utilizar a noz moscada

A noz moscada pode ser utilizada tanto em pratos salgados quanto doces. Comidas como molho branco, purê de batata, fondue de queijo, sopas, massas, risoto e pratos indianos costumam ficar mais saborosos quando temperados com a noz ralada.

Verduras e legumes cozidos, principalmente o espinafre, têm os seus sabores realçados com essa especiaria. Peixes e carnes brancas podem ser preparados com uma pitada de noz moscada, pois seus sabores ficam mais acentuados.

Pratos doces como tortas, cremes de ovos, bolos, pudins e doces de baunilha ficam muito bons com uma pitada de noz moscada. Também costuma ficar muito bom com bebidas quentes como capuccino e café com leite e outras bebidas como milk shake, leite de soja e vinhos.

É recomendável moer a noz moscada no momento que for utilizar, pois se for moída antes o seu sabor e aroma se perdem facilmente.

A noz moscada não deve ser consumida em excesso, pois pode causar intoxicação alimentar e mal-estar, por isso respeite a quantidade recomendada em cada receita.

Os benefícios proporcionados pela noz moscada são inúmeros, e eles afetam diretamente a qualidade de vida de quem utiliza. Com o seu sabor inigualável que proporciona aos alimentos, criando assim receitas incríveis. Agora que você sabe um pouco mais sobre a noz moscada, não deixe de utiliza-las com cuidado em suas receitas.

 

Recentes