Voltar

Entradas: Saiba um pouco mais sobre essa variação de alimentos de origem italiana

Além do Sabor

12/02/2019

A gastronomia tem como principal função saciar a nossa fome, porém ela também pode ser vista como uma expressão cultural e até mesmo histórica, que revela muito sobre os costumes e o modo de viver de diversos povos. Por isso, suas criações e especificidades, com as entradas, são capazes de nos ensinar um pouco mais sobre outras culturas.

A entrada teve a sua origem na Itália medieval, e tinha como principal objetivo atrair o paladar das pessoas e acender a vontade de saborear o prato principal. Até hoje, por conta da fortíssima tradição, ela é muito parecida com as que eram preparadas antigamente, muito coloridas, bem apresentadas, com ingredientes frescos e perfeitamente selecionados para abrir o apetite de todos que estão a mesa.

Sendo assim, a entrada, é basicamente o apanhado de iguarias normalmente servidos antes dos pratos principais. Porém, seu significado histórico vai muito além de petiscos, eles são considerados extremamente importantes para muitas culturas, especialmente a italiana.

Então, para que você possa conhecer um pouco mais sobre as curiosidades acerca a entrada, como um pouco da sua origem e os pratos mais conhecidos, continue acompanhando nosso post.

Um pouco sobre as entradas

A entrada se diferencia por ser o primeiro prato antes da refeição principal, oferecido ao cliente quando ainda é escolhido o prato principal, podendo também ser chamado de couvert, antepasto ou aperitivo.

Originária da Itália, a entrada costuma ser leve, saborosa e ideal para abrir o apetite e estender o tempo das refeições. É recomendável que antes do prato principal a iguaria não tenha um paladar tão forte, mas isso não é regra para a culinária de todos os países.

A gastronomia de cada país tem um conceito e funcionalidade da entrada de formas bem variadas. Na Itália, acredita-se que o alimento deve ser leve e de paladar suave, para contrabalançar com o que será servido depois, por isso a salada costuma ser considerada entrada por lá. Já na Alemanha, um dos ingredientes mais utilizados na entrada é a carne de porco, e na Espanha o a entrada mais servida é a tradicional bruschetta.

No Brasil, não existe o costume em combinar os ingredientes da entrada com o prato principal, e a bebida segue essa mesma ideia. Mas, é indicado espumante ou prosecco, para começar a beber antes da entrada e seguir até o fim da refeição.

Algumas entradas

- Caponata de Berinjela

É um antepasto, que tem a sua origem da Sicília. Consiste em berinjelas salteadas, refogadas com tomates, pimentões, alho e cebolas com azeite, temperada com alcaparras, um toque de vinagre e açúcar, além de diversas ervas e outros ingredientes que você pode acrescentar ao seu gosto.

Normalmente servida para acompanhar pratos de peixe e pratos leves, levados ao forno ou servidos frios

-Antepasto de Abobrinha

O antepasto é de origem italiana, e é uma entrada fácil e rápida, que pode ser servida de várias maneiras e em diversas situações.

Nessa receita a abobrinha é refogada com cebola, alho e uma boa quantidade de azeite de oliva, e depois é acrescentado o pimentão, azeitona, orégano, salsinha, manjericão, sal e pimenta, além de outros ingredientes ao seu gosto.

- Salada

A salada tem a responsabilidade de manter as pessoas sem tanta fome enquanto esperam pelo prato principal, sendo também uma forma para repor nutrientes fundamentais para a saúde.

Pode ser servida fria, á base de vegetais crus, como folhas verdes, ou outros alimentos como tomate, pepino, rabanete, podendo ainda levar frutas secas. Também pode levaratum, massas, arroz e misturada com outros vegetais crus.

- Bruschetta

Receita de origem italiana, a bruschetta nasceu como uma oportunidade para aproveitar as sobras do pão. Tradicionalmente feita de forma simples, dourando as fatias de pão no forno, ou na frigideira, e depois temperada com alho e coberta com tomate picado, manjericão e azeite.

Com o tempo, a bruschetta se tornou uma entrada popular e agora tem diversas variações, das mais básicas as mais elaboradas, mas sempre mantendo a proposta de ser um aperitivo saboroso.

- Quiche

Quiche é uma torta feita com leite e ovos, que atualmente tem diversas variações, com queijos, frutas, carnes, vegetais e até mesmo peixes.

Apesar de hoje em dia ser um prato tradicional da culinária francesa, sua origem é alemã. E se tornou bastante popular na Inglaterra após a Segunda Guerra Mundial, e nos Estados Unidos, na década de 1950.

A entrada é tradicionalmente o primeiro prato a servido, e ele pode ser apresentado de diversas formas, desde salada até com carnes. Gostou de saber um pouco mais sobre as entradas? Agora não deixe de se aventurar e comece a preparar essa maravilha para você e a sua família.

Confira também essa receita incrível de aperitivo: http://www.bistrocasaantiga.com.br/blog/aprenda-com-os-chefs-tartar-de-salmao/4243