Voltar

Dia do cacau: Conheça a história e os motivos para inserir de vez o cacau na sua dieta

Além do Sabor

26/03/2019

Dia 26 de março é o dia do cacau. Quando falamos em cacau é comum que o chocolate seja a primeira coisa a vir a nossa cabeça certo? Mas, mais do que o famoso doce, o fruto do cacauzeiro possui ainda outras milhares de maneiras de ser consumido em nosso dia a dia. Por ser fonte rica de benefícios nutricionais importantes para a nossa saúde, ele vem recebendo cada vez mais foco em pesquisas cientificas relacionadas a nutrição.

Além de suas sementes que, torradas e moídas, servem de base para o chocolate, mas podem ser ainda mais saudáveis se não misturadas ao leite e ao açúcar, sua polpa pode ser utilizada em receitas, vitaminas e sucos.

Originário da Amazônia, o fruto é considerado um alimento funcional, que deve ser consumido, de forma moderada, regularmente em nossa dieta. Os benefícios à saúde ficam por conta de um conjunto de substâncias, vitaminas e sais minerais presentes em sua composição e que favorecem o bom funcionamento das artérias e do coração, além de aliviar sintomas como ansiedade e fadiga.

História do cacau

De acordo com os historiadores, quando os primeiros colonizadores chegaram a América, o cacau já era cultivado e consumido pelos índios, principalmente pelos maias, no México, e pelos astecas, na América Central. O cacauzeiro, conhecido na época como cacahualt era considerado sagrado para esses povos. Acreditavam ser um presente divino, e que o próprio profetaQuatzalcault havia ensinado aos homens como cultiva-lo, tanto para alimento como para embelezar as cidades.

De tão importante, o cacau chegou a ser utilizado como moeda de troca pelos índios e, até mesmo em nosso país na época do Brasil colônia.

A medida que o cacau foi ganhando importância econômica e o consumo do chocolate se expandindo, foram feitas várias tentativas de disseminar o fruto, visando a implantação da lavoura cacaueira em regiões de clima e solo semelhantes ao seu habitat natural. Por consequência desse esforço, suas sementes se espalharam gradualmente por todo o mundo.

No Brasil ele começou a ser cultivado na Amazônia, que já possuía um clima naturalmente parecido com o México, por conta do rio Amazonas. Em um segundo momento ele desceu pelo rio, passando pelo Pará e finalmente chegou a Bahia, onde se adaptou ainda melhor ao solo e ao ambiente marinho. Atualmente, o chocolate movimenta cerca de 60 bilhões de dólares por ano em todo o planeta.

Benefícios do cacau

O cacau possui várias substâncias que tem ação positiva para a nossa saúde. Entre elas estão:

- Humor

Uma das ações mais conhecidas do chocolate e do cacau, são as melhoras no humor. Por ajudarem na liberação de endorfina, chocolates com alto teor de cacau causam uma sensação de bem-estar que vai para além do momentâneo, ele realmente ajuda a diminuir os níveis de estresse no sangue e a aliviar sintomas de ansiedade.

- Estimulante cerebral

O cacau é rico em cafeína, que age como um estimulante ao sistema nervoso central. Ela gera mais disposição e aumenta o estado de alerta do nosso organismo. A cafeína garante ainda benefícios ligados ao relaxamento da musculatura e ao estimulo do músculo cardíaco.

- Antioxidante

O cacau possui uma substância chamada flavonoide, famosa pela sua capacidade antioxidante que auxilia no combate de radicais livres e no envelhecimento precoce. Eles atuam também na melhora da circulação sanguínea e do funcionamento das artérias e do coração, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

- Rico em ferro

O cacau também é rico em ferro. O ferro é um dos minerais mais importantes para o organismo humano. Ele é responsável pela produção de glóbulos vermelhos e está ligado ao transporte de oxigênio no sangue. A falta dele traz diversos sintomas como pele amarelada, falta de ar, fadiga e, em caso mais graves, anemia.

Como inserir o cacau no seu dia a dia

Como vimos, o cacau possui inúmeros benefícios para a saúde e deve ser inserido na nossa alimentação do dia a dia. E claro, quando falamos em comer mais cacau, não estamos falando em se entupir de chocolate cheio de leite e açucares, esse excesso pode trazer grandes malefícios a sua saúde.

Seguem   ideias de como inserir o cacau na sua dieta sem culpa nem malefícios:

- Ao procurar por chocolates prefira os amargos, que possuem maior concentração de cacau e menos açucares e leite.

- Substitua o achocolatado em vitaminas e até mesmo no leite pelo cacau em pó.

- Ao fazer cookies ou outros tipos de biscoito, dê preferência para os nibs de cacau ao invés das famosas gotas de chocolate