Voltar

Descubra os pratos típicos da ceia de ano novo e as simpatias por trás deles

Além do Sabor

28/12/2018

O ano novo é a comemoração da passagem de ano, do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro do ano seguinte. No ocidente, a festa também é conhecida por Réveillon, que veio do francês, o verbo réveiller e significa “despertar” ou “retomar”, em referência a um novo ano que se inicia.

A origem do Réveillon é anterior ao cristianismo, sendo atribuída a Mesopotâmia, em 2000 antes de Cristo, que era conhecido como “Festival de Ano Novo”. Mas, atualmente cada cultura e cada região comemoram a sua passagem de ano do seu jeito, em datas específicas

Junto com a festa existem as suas tradições, e no Brasil além das roupas brancas e do hábito das simpatias para adquirir sorte para um próximo ano, também tem as tradições relacionadas a ceia, aonde acredita-se que comendo determinados alimentos você terá sorte para o próximo ano, ou fertilidade.

Quer saber mais sobre essas tradições da ceia de fim de ano? Continue acompanhando o nosso post!

Ceia de fim de ano

O ano novo representa uma época de finalizações e renovação de esperanças, com fogos de artifício, roupas brancas, simpatias e alimentos que são considerados amuletos para começar o ano com o pé direito.

A fartura na mesa, com a grande quantidade de comida que geralmente é encontrada nessa data, reflete em um momento de abundância e felicidade, e o desejo que isso se repita no ano que estar por vir. O cardápio passa por ingredientes considerados quase que obrigatórios, e alguns desses alimentos costumam ser consumidos para sorte, proteção, amor e fertilidade para o ano que estar por vir.

Os pratos servidos têm os seus significados e tradições, variando de acordo com o país e a cultura. A ceia de ano novo traz em sua comida e na sua forma de servir, muito significados.

Pratos Típicos e Simpatias

- Arroz

O arroz é um alimento que é consumido praticamente pelo mundo todo, e no ano novo simboliza riqueza, abundância e fertilidade. Desse significado que vem o costume de jogar arroz nas noivas.

Alguns países como Japão, Líbano, Dinamarca e Coréia acreditam que esse alimento traz muita sorte.

- Aves

Diferente do natal que Peru e Chester são consumidos, no ano novo passe longe de qualquer espécie de ave. Para quem é supersticioso, as aves ciscam para trás e isso indica retrocessos e atrasos na vida. Por isso, opte por outro tipo de carne, ou não coma nenhuma.

- Uva

A tradição de comer uva começou em 1909, quando houve uma grande produção da fruta, e por isso é considerada a fruta da sorte na virada de ano. Ela garante prosperidade e fartura de alimentos, para isso é necessário comer 12 uvas, sendo uma para cada mês do ano, fazendo um pedido para cada fruta que comer.

Na Espanha, existe essa tradição de comer 12 uvas a meia noite, uma para cada batida do relógio, aonde o objetivo é comê-las antes do inicio do novo ano. Eles acreditam que a doçura de cada uva prevê como cada mês será. Por exemplo, se a quinta uva que você comer estiver mais azeda, então o mês de maio será um pouco mais complicado que os outros meses.

- Champanhe

O champanhe é feito de uvas, e por esse motivo não pode faltar na ceia de ano novo. Assim como a fruta, as bebidas produzidas a partir da uva atraem sorte. Além disso, o champanhe é considerado a bebida da celebração da vida, alegria e felicidade. Existe o costume de tomar três goles de champanhe e para cada um fazer um pedido.  

O champanhe é originário de uma região específica da França, e tem reconhecimento no mundo todo pela sua pureza e qualidade.

- Figos

Com tantas referências históricas, o figo costumava ser enaltecido por gregos e romanos, que atribuíam aos deuses para a alegria e riqueza da humanidade, e na bíblia, no antigo e no novo testamento existem várias passagens alusivas a figueira, que é considerada um símbolo da paz e da harmonia.

Na virada de ano, o figo atrai saúde, paz e harmonia.

- Lentilhas

A lentilha é sinal de boa sorte, e é utilizada para trazer fartura a mesa. A origem dessa superstição é italiana e foi trazida pelos imigrantes para o Brasil. Dizem que uma colher é o suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura.

No Brasil, acredita-se que a lentilha deve ser o primeiro alimento da ceia a ser consumido após a meia noite, para que não falte dinheiro no ano que está chegando. Pois, os grãos da lentilha assemelham a moedas.

- Romã

A romã é uma planta mágica cultuada em antigas tradições do oriente por ter poderes de atrair riquezas para quem a cultiva. Considerado um símbolo de fartura e fertilidade, é uma fruta que tem muitas sementes, que simbolizam o nascimento e a abundância.

No Brasil, a tradição é segurar três sementes dessa fruta nos dentes à meia noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante o ano todo, dentro da carteira e envolto em papel branco.

- Peixes

O peixe é o símbolo dos milagres de Cristo, por isso na ceia é consumido, para pedir proteção para o ano que está chegando.

Muitas culturas acreditam que os peixes trazem boas vibrações, os japoneses acreditam que é um símbolo de fertilidade por causa das toneladas de ovos que eles produzem.

- Nozes, avelãs e frutas secas

As frutas secas surgiram durante o inverno da Europa, no Império Romano. Por serem ricas em açucares, eram utilizadas por viajantes e soldados para repor as energias.

No Brasil, elas foram trazidas pelos imigrantes de origem árabe e é recomendável o consumo no ano novo, para garantir farturas.

- Vinho

O vinho é feito de uvas, que já carregam um significado positivo e otimista. No ano novo, use em taças de cristal e brinde a chegada de um novo ano.

A comemoração do ano novo é marcada por superstições e simpatias, principalmente durante a ceia. Agora que você já sabe como funciona essas simpatias na alimentação, não esqueça de traze-las para mais coisas boas para a sua virada de ano!

Recentes