Voltar

Conheça variedades de massas e as combinações ideais de molho

Além do Sabor

08/01/2019

Macarrão é um dos pratos mais comuns e é o preferido de muitas pessoas, por, de certa forma ser fácil de preparar, saboroso e com variações para todos os tipos de paladar.

O tradicional prato italiano se tornou uma grande influência na culinária brasileira, seja para uma refeição prática para um dia agitado, ou uma opção mais sofisticada. Para os italianos a massa é muito mais do que uma refeição rápida e fácil de ser preparada, mas uma união de formato, tamanho, tempero e o molho que se encaixam na receita.

Durante os séculos o macarrão recebeu muitas variações que resultaram em mais de 300 tipos de massas e diferentes tipos de molhos que alteram de acordo com a região, cultura e principalmente cada tipo de massa.

Por ter muitas opções se torna complicado combinar molhos e massas. O ideal é combinar de acordo com o seu paladar, mas ao usar o molho certo para cada tipo de macarrão, o resultado é ainda melhor. Quer saber as melhores combinações de massas e molhos? Continue acompanhando o nosso post!

Massas longas

As massas longas combinam com molhos mais líquidos, pois envolvem melhor os fios, que podem ser preparados com margarina, manteiga e parmesão, à base de alho, azeite, tomates, vegetais e ervas aromáticas ou até mesmo frutos do mar.

Muitos debatem sobre cortar ou não a massa antes de cozinhar. Alguns dizem que elas devem ficar inteiras, enquanto outros defendem que ao corta-las antes de cozinhar, facilita na hora de comer, mas não há certo e errado, o importante é você comer do jeito que preferir.

Um exemplo de massa longa é o espaguete, que sem dúvida é a mais popular e a mais consumida do mundo. Geralmente é servido com os molhos à bolonhesa, que é feito a base de carne moída, molho de tomate e ervas, ao sugo, feito com tomate e temperos variados, como manjericão e tomilho ou à carbonara que normalmente utiliza bacon, creme de leite e queijo parmesão.

O Capellini, também conhecido pelo apelido “cabelo de anjo”, é uma massa longa bem mais fina que o espaguete. Devido a sua espessura, é recomendável molhos mais leves como o sugo.

O Fettuccini é achatado em formatos que lembram fitas, e assim como o “macarrão parafuso” é bastante versátil e pode ser servida com os mais variados tipos de molhos. Sua combinação mais frequente é com ragu de carne ou de frango, que é um molho à base de carne cozida acompanhado de legumes.

Outra massa longa que se diferencia é o Bucatini, pois tem um formato cilíndrico, sendo um espaguete mais grosso com um buraco no meio. Combina com o molho pesto, que é feito com manjericão e queijo ralado, e o molho puttanesca que é um molho mediterrâneo.

Massas curtas

As massas curtas apresentam uma grande variedade de formatos, e costumam ter muitas curvas e concavidades, o que faz com que o molho seja mais absorvido. Por isso, esse tipo de massa pede molhos mais rústicos, com sabor mais forte e condimentado, como o molho de tomate, branco, 4 queijos e bolonhesa.

O Fusilli é uma massa curta mais conhecida pelo seu apelido, “macarrão parafuso”. Por seu formato ser em espiral ele adere bem ao molho. É uma massa versátil, que pode ser usada em molhos mais encorpados, como á bolonhesa, ou também os mais leves como ao sugo.

Massa curta e cilíndrica, o Penne tem a aparência de pequenos tubos. Combina com molho sugo, alho e óleo e bechamel, que é feito a partir da farinha de trigo. Pode ser preparado com legumes variados.

Outra massa curta é o Farfalle, conhecido popularmente como “gravatinha”, é uma massa que se adapta perfeitamente aos molhos leves feitos com vegetais.

Massas recheadas

Em massas recheadas os molhos devem ser mais simples, suaves e básicos, como o branco e o sugo. O importante é evitar ingredientes que tenham um sabor muito forte, para não brigar com o recheio.

O Ravioli é um exemplo de massa recheada, e nesse tipo de massa é importante levar em conta o tipo de recheio. Com recheio de carne vermelha, é recomendável molho ao sugo, para carne branca, o molho de quatro queijos.

Capeletti também faz parte do grupo de massas recheadas. Ela é conhecida pelo prato capeletti in brodo e combina com os molhos à bolonhesa ou bechamel.

Massas são versáteis e possuem vários formatos e combinações diversas para qualquer ocasião. As massas curtas, costumam combinar com molhos mais encorpados, enquanto as massas longas com molhos mais líquidos. Agora que você já sabe as combinações ideais para acompanhar a sua massa, não deixe de preparar!

Recentes