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Conheça mais sobre a culinária mediterrânea e os seus pratos típicos

Além do Sabor

19/12/2018

Muitas pessoas estão em busca de uma alimentação saudável e isso faz com que receitas tradicionais ganhem novas versões, e que a culinária de alguns países se destaque. É o caso da cozinha mediterrânea. Trata-se de uma culinária típica dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, o que alcança a costa da Europa, da Ásia e da África, que é baseada em alimentos mais leves e naturais.

A culinária mediterrânea é baseada em um menor consumo de gordura e consumo de alimentos mais naturais no dia a dia, principalmente a ingestão de peixes e outros frutos do mar, oleaginosas, leites e derivados de cereais, leguminosas e óleos vegetais saudáveis, como azeite de oliva ou óleo de coco.

É uma cozinha conhecida por dispensar produtos industrializados, e ser muito copiada por pessoas que estão de dieta, com ingredientes característicos e respeito ao ciclo dos alimentos durante o ano. Por isso, em 2013, a dieta mediterrânea foi aprovada pelo UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade 

Quer saber mais sobre a culinária mediterrânea e conhecer alguns pratos típicos? Continue acompanhando o nosso post!

Culinária mediterrânea e saúde

A culinária mediterrânea pode parecer mais calórica, mas na verdade, a gordura contida em seus alimentos é a mais benéfica para o nosso corpo. O azeite, por exemplo, que é utilizado em muitos pratos, ajuda no aumento do colesterol bom e é rico antioxidantes que previne o envelhecimento precoce.

Na cozinha, são usados métodos de preparo simples que preservam o valor nutricional dos alimentos e que promovem receitas tradicionais, os costumes e os hábitos. Isso tudo faz com que a culinária mediterrânea se torne também um estilo de vida, que defende o aumento do consumo de produtos de origem vegetal, produtos frescos, poucos processados e sem fritura.

Além disso tudo, a culinária mediterrânea traz alguns benefícios para a sua saúde, como:

- Prevenção de doenças

Por usar alimentos naturais e orgânicos, reduz as chances de desenvolver várias doenças, como o câncer.

- Aumenta a ingestão de fibras

A culinária mediterrânea usa muitos vegetais e legumes, que são ricos em fibras. Esse nutriente melhora o funcionamento do intestino e atua contra doenças cardiovasculares.

- Melhora a saúde da pele

Por ser composta de alimentos ricos em agentes antioxidantes, a culinária mediterrânea previne o envelhecimento precoce e reduz o aparecimento de acne, rugas e outras marcas de expressão que afetam a pele.

- Faz bem ao cérebro

As oleaginosas são ricas em ômegas 3 e 6, ácidos graxos, que são responsáveis por melhorar a nossa capacidade cognitiva, que melhora a memória e previne doenças como Alzheimer e Parkinson.

Pratos Típicos

- Bacalhau ao confit mediterrâneo

O Bacalhau é um alimento nutritivo e pouco calórico, e nesse prato ele vem acompanhado de um molho com azeite, alcaparras, tomates cerejas, azeitona preta, folhas de manjericão e tomates concassê (sem pele e sem semente).

- Salada mediterrânea

A salada mediterrânea mistura folhas, legumes, grãos, frutos secos, queijo, e as vezes carne. É possível criar saladas diferentes, só depende dos ingredientes.

- Cuscuz marroquino

O cuscuz marroquino tem como ingrediente básico a sêmola de trigo, que contém diversos benefícios para a saúde por ser um ingrediente nutritivo e rico em minerais.  A receita consiste em hidratar os grãos, temperar e acrescentar os ingredientes que vão compor o cuscuz, que são variados, e contém versões distintas.

- Galettes de Figo

O Galette de Figo é uma torta rústica, feito com uma massa com manteiga e amêndoas e com recheio de figo. A massa deve ser deixada na geladeira por algumas horas, para não ficar mole.

A culinária marroquina é sinônimo de saúde e sabor, abusando de alimentos naturais e frescos, que evita frituras, feita de forma rápida e com qualidades medicinais. Agora que você já sabe um pouco sobre a cozinha mediterrânea, não deixe de inseri-la na sua alimentação! 

 

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