Voltar

Conheça as vantagens e os sabores da Macadâmia

Além do Sabor

06/11/2018

Presente no Brasil desde 1955, a Macadâmia nem sempre teve o destaque merecido nos pratos brasileiro. Menos conhecida do que outras castanhas como a de caju, do Pará ou a noz, ela vem chamando cada vez mais atenção dentro do universo da gastronomia por seu sabor, textura e valor nutricional, chegando a ser considerada a noz mais fina de todas.

Normalmente consumida apenas em sua forma natural ou torrada, a Macadâmia é muito versátil e pode ser utilizada nos mais diversos tipos de receitas, sejam elas doces ou salgadas. São, ainda, ótimas para enriquecer nutricionalmente pães, tortas e bolos.

Semente de uma árvore que leva o mesmo nome, a macadâmia é original da Austrália e costuma ser encontrada em florestas naturais. São conhecidas 10 espécies diferentes da castanha, mas apenas duas são consumidas e possuem importância comercial: Macadâmia integrifolia e Macadâmia tetraphylla.

Hoje em dia a Macadâmia é cultivada no Brasil, mas não em grande escala. Os principais mercados produtores são a Austrália, Havaí, África do Sul, Costa Rica e Paraguai. No Brasil, em geral, o período de colheita se dá entre os meses de fevereiro e maio. Em regiões produtoras de altitude elevada, as produções ocorrem durante todo o ano, concentrando-se, entretanto, entre fevereiro e maio.

Benefícios nutricionais

A Macadâmia faz parte da família das oleaginosas e como todas as outras, é rica e ômegas e ácidos graxos. Ela possui ainda vitamina e vários minerais como cálcio e magnésio, vitamina E, cálcio e o magnésio, importantes para o os ossos. Além disso são grandes aliadas na redução do colesterol total e do LDL (colesterol ruim) e de doenças cardiovasculares.

A Macadâmia ainda é rica em fibras, proteínas e gorduras boas para o organismo.

Mas é preciso certo cuidado. Apesar dos inúmeros benefícios a saúde e do sabor adocicado, também como as outras oleaginosas, a Macadâmia possui uma grande concentração de calorias e, se consumida em grandes quantidades frequentemente, podem contribuir para o ganho de peso.

Utilização

Como falamos acima, a macadâmia, por ter um sabor adocicado e uma textura amanteigada pode ser utilizada em muitas receitas, do doce ao salgado, dando um toque especial em qualquer prato.

É comum encontrarmos a semente crua, para ser consumida como snacks rápidos e saudáveis. Também é frequente sua utilização em doces como sobremesas, tortas, sorvetes, biscoitos, bolos, tortas e bombons. Em receitas salgadas pode ser usada em saladas, molhos, cremes e pratos elaborados com carnes, aves e peixes.

Como tem alto teor de gordura boa, que pode chegar a 80% do seu peso total, a extração do seu óleo é muito rentável e a qualidade obtida é comparável ao óleo de oliva.

Receitas

Depois de saber de todas as vantagens da Macadâmia, com certeza você ficou interessado em inclui-la na sua alimentação. Além de fica de olho nos cardápios mensais do Bistrô Casa Antiga onde ela frequentemente aparece como ingrediente dos nossos pratos, existem algumas receitas que você pode fazer ainda hoje na sua casa. Confira:

  • Brownie de Macadâmia

Ingredientes:

250g de chocolate meio amargo

200g de margarina

4 ovos

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

100g de macadâmia triturada rapidamente

Modo de preparo:

Derreta o chocolate junto com a margarina em banho maria e reserve. Bata os ovos com o açúcar no batedor de mão e acrescente ao chocolate derretido. Adicione a farinha e continue batendo a mão. Acrescente a macadâmia. Coloque em uma forma untada de margarina e farinha e leve ao forno a 180 graus por 40 minutos.

Dica: sirva quente e com sorvete.

  • Salmão em Crosta de Macadâmia

Ingredientes:

4 postas de filé de salmão com cerca de 3 dedos de largura

1 e 1/2 xícara (chá) de macadâmia picada

1 xícara (chá) de manteiga amolecida

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Tempere os filés com sal e pimenta. No liquidificador bata a macadâmia (pulsar) quebrando levemente. Transfira para uma tigela, misture a manteiga até ficar homogêneo. Divida essa mistura em 4 partes e coloque sobre cada porção de salmão apertando com as mãos. Leve ao forno médio pré-aquecido numa forma untada, por cerca de 15 minutos ou até dourar levemente.

Dica: Acrescente uma erva fresca de sua preferência picada na mistura da crosta.

Obs.: Esse salmão pode ser servido com inúmeras opções de guarnição de sua preferência. 

Conheça também a iguaria que está ganhando o coração dos brasileiros: Cogumelos.

Recentes