Voltar

Confira as dicas das melhores combinações de doces e salgados para você aproveitar

Além do Sabor

15/01/2019

Uma das misturas mais polêmicas do mundo gastronômico é a combinação entre doce e salgado. Essa fusão surgiu no Oriente, aos poucos foi introduzida nos cardápios ocidentais, e hoje vários países tem pratos incríveis com essa mistura.

Bastante utilizada em culinárias ao redor do mundo, a mistura do doce com o salgado vem ganhando espaço na cozinha do brasileiro. Hoje em dia a gastronomia brasileira está mais apta para mudanças, perdeu o medo de experimentar, e cada vez mais chefes vem elaborando cardápios com essa união. 

A mistura de ingredientes é antiga, mas união do doce com o salgado em um mesmo prato é uma tendência recente, e que não agrada a todos, porém quem se aventura por essa culinária se abre para possibilidades e explosões de sabores diferentes.

Quer saber sobre pratos incríveis que podem ser feitos com essa mistura do doce com o salgado? Continue acompanhando o nosso post!

Contribuições para a saúde

A união do doce e salgado em uma refeição também pode ser um ótimo benefício para a saúde, pois os nutrientes dos alimentos se completam para uma dieta rica e balanceada.

Essa combinação tem um maior teor de nutrientes antioxidantes, águas e fibras que vão contribuir para um melhor funcionamento do intestino, e ainda vão auxiliar no processo de digestão.

O recomendado é testar os alimentos que mais te agradam, mas sempre agregar folhas cruas, frutas e oleaginosas, tudo de uma maneira moderada e equilibrada.

Alguns pratos

- Goiabada com queijo

Sobremesa de origem mineira e também conhecido como Romeu e Julieta, essa famosa mistura surgiu no período colonial, quando os portugueses iniciaram a produção de queijo em suas colônias. 

Acedita-se que essa mistura aconteceu nos fartos cafés da tarde em Minas Gerais com muitos ingredientes à mesa, tornando possível combinar diversos ingredientes diferentes, como goiabada com queijo.

Já o nome “Romeu e Julieta” foi dado porque assim como o casal apaixonado da história de Shakespeare, os dois ingredientes são muito diferentes, mas juntos tem uma combinação perfeita.

- Ameixa com bacon

É comum encontrarmos em festas de aniversário um salgadinho feito no forno com ameixa e bacon. O sabor intrigante da mistura da ameixa com o bacon pode ser servido também como um prato de frios também.

- Farofa de banana

A farofa surgiu séculos antes da colonização portuguesa, com os índios, sendo uma das receitas mais antigas da culinária brasileira. Uma das hipóteses é de que foi criada para substituir o tempero nas comidas e para não sentir o gosto cru dos outros alimentos que estavam compondo a refeição.

O prato é considerado carboidrato, mas quando adicionamos a banana torna-se uma refeição mais saudável.

- Chocolate com bacon

Essa combinação ousada é recente dentro no universo gastronômico e tem gerado bastante curiosidade entre as pessoas.

O salgado do bacon quebra o doce do chocolate e gera uma sensação diferente, e quando consumido a sensação é de comer um amendoim, mas com gosto de bacon.

- Tender com abacaxi

Normalmente consumido na ceia de Natal, o tender é um pernil de porco defumado, ou um tipo de presunto.

A tradição é prepara-lo com frutas, como abacaxi, ou outros ingredientes doces, o que cria um contraste com a carne salgada do porco.

- Cheesecake

O cheesecake é uma torta de queijo, que normalmente é servida com alguma cobertura doce de frutas. Ele foi servido na Grécia antiga durante os Jogos Olímpicos e se popularizou na década de 70 nos Estados Unidos.

Atualmente existem diversas receitas de cheesecake ao redor do mundo, com uma variedade de ingredientes que podem ser adicionadas a massa de queijo.

A união do doce com o salgado tem conquistado cada vez mais a culinária brasileira, com o equilíbrio dos ingredientes nos pratos. O azedo, o amargo, o doce e o salgado se complementam e produzem sensações agradáveis ao tocarem a boca de quem experimenta. Agora que você já sabe alguns pratos dessa mistura incrível, não deixe experimentar!