Voltar

Confira algumas dicas incríveis para deixar a sua carne no ponto para o preparo

Além do Sabor

05/02/2019

A carne é uma das comidas mais apreciadas no mundo, e principalmente no Brasil. Ela é consumida em churrascos, em refeições do dia a dia, seja qual for o momento, ela está presente na vida de muitas pessoas.

Mas, se existe um jeito de deixar a carne ruim e fazer alguém perder o apetite, é quando ela fica no ponto errado. O segredo para uma carne macia e suculenta está no processo de cozimento, além de não ser complexo, esse alimento pode ser preparado de diversas formas diferentes.

O processo de preparo da carne pode ser feito de diversas formas, desde métodos que precisam que a carne descanse, como o bicarbonato de sódio, azeite, vinagre, limão ou acrescentar fermento em pó na hora do preparo da carne e o uso de ferramentas, como o martelo de carne.

Confira abaixo algumas dicas e deixe suas carnes macias e suculentas!

Dicas para preparar carne

- Martelo de carne

Essa dica é a mais conhecida e utilizada para preparar a maioria das carnes. O martelo é um utensílio de cozinha. Possui dois lados, um com pontas agudas e triangulares que fazem pequenas perfurações na carne e ajudam a romper as fibras o outro lado tem pontas menores e mais planas para amaciar e afinar o corte.

Para utilizar o martelo em carne de frango, é preciso desossar os cortes e depois cobri-lo com papel filme antes de realizar o procedimento.

Nas carnes suínas os cortes costumam ser mais duros por causa das fibras que são longas e intactas, por isso é recomendável amaciar com o martelo de carne antes de cozinhar ou temperar.

Uma dica importante é não exagerar na força, pois você pode esmagar demais a carne e a deixar com um aspecto feio e desagradável.

- Bicarbonato de sódio

Uma outra opção para amaciar a carne é despejar um pouco de bicabornato de sódio e deixar descansando por aproximadamente 2 horas. Depois, é só lavar a carne em água corrente e temperá-la como você preferir.

Acrescente bicabornato principalmente em carnes como costela, músculo, lagarto e coxão duro.

- Marine com cerveja

Marinar a carne com cerveja é ótima opção para amaciar a carne e além disso, ainda traz um sabor diferenciado. É só deixar marinando por umas horas, será necessária uma lata por quilo de carne.

Outra opção é o vinho tinto, que também garante ótimos resultados.

- Marine com uma mistura de azeite e vinagre

Prepare uma mistura de azeite de oliva com vinagre, use 4 colheres de sopa de azeite e 2 de vinagre. Depois, pincele a mistura até cobrir toda a carne e leve a geladeira por no mínimo 2 horas. Além de ficar bem saborosa, também fica muito macia!

- Use o limão

O limão também é uma ótima opção para amaciar a sua carne. Basta espremer o suco do limão e espalhar por toda a carne e depois deixar por algumas horas.

- Carnes cozidas

Para a carne que será cozida é recomendável polvilhar 1 colher de chá de fermento em pó dentro da panela.

Nesse caso, não é necessário deixar de molho como as dicas anteriores.

- Carne Assada

O segredo para o churrasco perfeito é regar a carne com um pouco de conhaque antes de retirar da churrasqueira.

- Peixe

Uma das dicas mais fáceis para preparar o peixe é retirar a cabeça depois de assar, isso evita que a carne fique seca e dura.

Deixar a carne de molho no leite antes de temperar também ajuda na suculência do peixe, se ele estiver congelado, o indicado é deixar que descongele dentro do leite.

Apesar de ser um dos alimentos mais consumidos do mundo, a carne merece atenção total em seu preparo, para que não fique fora do ponto, mas sim macia e suculenta. Com todas essas dicas é possível deixar qualquer corte no ponto perfeito, aproveite e bom apetite!

 

 

Recentes