Voltar

Como reuniões em ambientes externos podem ser o diferencial para o seu negócio

Além do Sabor

11/09/2018

Uma prática cada vez mais comum nos dias de hoje, as reuniões corporativas feitas fora do escritório podem ser muito mais produtivas. Sejam reuniões internas, entre gerentes ou funcionários, ou reuniões com clientes, para acompanhamento de projetos ou assinatura de contratos. Lugares informais e descontraídos como bares, restaurantes, hotéis ou cafeterias podem transformar qualquer reunião maçante em um momento muito mais interessante.

Especialista em recursos humanos definem o contato feito de maneira informal em ambientes externos e mais agradáveis como as melhores oportunidades para ampliar o network e aumentar a possibilidade de uma venda. Além claro, de estreitar os laços e conhecer melhor as pessoas que participarão do seu evento.

Se você ainda não considerou a possiblidade de realizar suas reuniões em ambientes mais descontraídos, em que seus convidados fiquem mais à vontade e utilizar a gastronomia como uma aliada para esses momentos, confira nesse texto como e porque dar uma oportunidade a eventos diferentes do convencional.

Confira!

Vantagens de um evento fora do escritório

Como falamos acima, reuniões menos formais e feitas fora do escritório só tem benefícios a trazer para os seus negócios. Confira algumas delas:

- Evita interferências

Dentro da sua empresa, ou mesmo da empresa do seu cliente, sempre surgem ocorrências que podem acabar atrapalhando uma reunião. Uma ligação importante, um cliente que não pode ser adiado, funcionários que precisam de alguma orientação, recados da secretária, todas essas situações podem interferir na sua reunião e até mesmo levar a atenção de seus convidados embora, dificultando muito o sucesso desse encontro.

Já eventos realizados fora do escritório, contam com menos possibilidades de interrupções e, por serem mais atraentes para qualquer um, ajudam a garantir que o foco de seus funcionário e clientes esteja completamente voltado para a mensagem que você deseja passar.

- Reduz o estresse

Sabemos como a vida hoje em dia é corrida e estressante para todo mundo, e no ambiente corporativo isso pode ser ainda mais real. Durante uma reunião existem um milhão de outras coisas acontecendo, ao mesmo tempo: recados da secretária, e-mails que precisam ser respondidos, clientes que precisam ser atendidos.

Reuniões feitas fora do escritório ajudam a mente a deixar esses problemas para lá por algumas horas. E isso, além de deixar qualquer reunião mais produtiva, vai ajudar ainda a deixar seu dia mais leve e menos estressante. Passar algumas horas em um bom restaurante, vendo pessoas, situações e respirando ares diferentes, mesmo que tratando de assuntos corporativos, com certeza vai deixar o seu dia muito mais agradável.

- Deixa tudo mais descontraído

Além de serem menos estressantes, as reuniões fora do escritório tendem ainda a serem mais descontraídas, o que motiva a criatividade. Fora da formalidade de seus escritórios, as pessoas tendem a falar mais o que pensam e se sentem livres para serem realmente inovadoras.

Reuniões internas, em busca de soluções criativas para um problema, ou mesmo treinamentos tem muito a ganhar com essa liberdade que reuniões externas podem proporcionar a todos os envolvidos.

- Diminuiu a distância entre profissionais

Reuniões realizadas em ambientes corporativos tendem a seguir preceitos e padrões como o local onde chefes e funcionários devem sentar, levando ao cumprimento de um hierarquia e formalidade que, muitas vezes, pode ser até mesmo prejudicial. Muitos encontros entre chefes e funcionários poderiam ser muito mais produtivos se todos se sentissem mais próximos e a vontade para darem sugestões e opiniões.

Uma mesa de restaurante é muito mais propícia para que todos participem de maneira efetiva de todo o encontro.

Gastronomia como diferencial

Quando você come algum prato muito gostoso ou diferente, a refeição se torna uma lembrança positiva e pode ficar na sua memória para sempre. Utilizar essa boa experiência para reuniões corporativas só tem a somar. Proporcionar a satisfação de seus convidados pode tornar uma reunião entre funcionários mais leve e criativa, e até mesmo ser o ponto chave para conseguir a assinatura daquele contrato.

Muitos restaurantes, como o Bistrô Casa Antiga, já estão preparados para atender a esse público com salas especiais para jantares e almoços corporativos. Essas salas proporcionam a tranquilidade, o silêncio e a intimidade que a ocasião pode exigir. Já reuniões menos formais podem ocorrer no salão mesmo, junto com outros clientes do estabelecimento, deixando tudo ainda mais descontraído.

Planejando uma reunião externa

Já descobrimos algumas das inúmeras vantagens de realizar reuniões fora do escritório, mas para realizar uma reunião externa de sucesso é preciso se atentar a alguns detalhes essenciais.

O primeiro é a escolha do local. Saiba bem que assuntos serão tratados e o nível de privacidade que eles demandam. A reserva de salas exclusivas pode ser uma ótima solução para conversas que precisem de um lugar mais discreto e sem barulhos que possam atrapalhar.

Procure por restaurantes de renome, que ofereçam refeições saborosas e diferentes. Ter uma boa adega de vinhos ou servir um bom chope também pode ser um diferencial para encantar um cliente de deixa-lo ainda mais à vontade.

Outro ponto que não pode ser deixado de lado e saber se seus convidados possuem algum tipo de restrição alimentar. Não existe nada pior do que chegar a um restaurante e descobrir que nenhuma das opções do cardápio atendem ao seu gosto, restrições ou escolhas. Não tenha medo de perguntar diretamente, antes da reunião, para se for o caso avisar ao chef que serão necessários alguns ajustes. Seus clientes e funcionários com certeza levarão muito em conta essa atenção.

Agora que você já conhece as vantagens utilizar a gastronomia e as reuniões fora do escritório e quais são os pontos que merecem sua atenção no planejamento, não perca mais tempo e transforme sua próxima reunião.

Confira também nosso post sobre a gastronomia italiana e suas características

Recentes