Voltar

Aprenda com os Chefs: Sopa Vichyssoise

Aprenda com os chefs

23/11/2018

Mais um prato tradicional da culinária francesa, a sopa vichyssoise encanta por sua simplicidade e um sabor simplesmente maravilhoso. Tradicionalmente, essa sopa é servida fria, mas não é incomum encontrá-la sendo servida quente em nosso país, pode ser consumida em qualquer hora do dia e em todas as estações.

Apesar de ser francesa, a receita original foi criada em Nova Iorque pelo chef francês Louis Diat em 1917. A inspiração veio de sua infância, uma sopa que sua mãe e avó faziam para ele e o irmão. No verão eles colocavam a sopa pra esfriar e adicionavam leite, o que a deixava muito saborosa.

Abaixo segue uma receita da sopa vichyssoise super fácil de fazer, que fica extremamente saborosa com um toque pimenta!

Sopa Vichyssoise 

Ingredientes:

1 e ½ litro de caldo de frango ou legumes

2 alhos porós fatiados

1 cebola média fatiada em rodelas

2 colheres de sopa de manteiga

2 batatas médias descascadas e picadas

250 ml de leite

Sal a gosto

Pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue o alho poró e a cebola até ficarem transparentes. Junte o caldo, as batatas e cozinhe até amaciarem.

Bata no liquidificador até obter um creme homogêneo e tempere. Volte para o fogo e acrescente o leite, após ferver, desligue.

Pode ser servida quente ou fria.

Pode ser servida também como um coquetel, em copinhos ou xícaras, e dependendo da ocasião ela pode ser servida como primeiro prato.

Dica: No momento de servir, você pode acrescentar cebolinha fresca picada, folhas de agrião, azeite trufado ou extra virgem, colheradas de creme de leite fresco ou mesmo uma colher de caviar.

*Rendimento: 4 porções

Recentes