Voltar

Aprenda com os Chefs: Pudim de Tapioca

Aprenda com os chefs

26/12/2018

A tapioca é um alimento brasileiro que teve sua origem nos índios tupi-guarani, que produziam uma goma que vinha da mandioca. Seu nome vem do tupi e significa “coágulo”, que se refere ao processo pelo qual o amido é transformado em comestível.

Os índios tupi-guarani foram os responsáveis pelo domínio comestível da mandioca, que era produzido sob o sistema de agricultara conhecido como subsistência, que foi a base da alimentação no Brasil até o seu descobrimento em 1500.

Os colonizadores descobriram que a tapioca também era um substituto para o pão, e logo esse alimento se espalhou entre outros povos, como os indígenas e os escravos.

Atualmente, a tapioca é um dos mais tracionais símbolos da culinária do nordeste, e pode ser preparada de diversas formas, como um delicioso pudim. Confira a receita abaixo e não deixe de prepara-la!

 

Pudim de Tapioca

Ingredientes:

100 gramas de farinha de tapioca

½ lata de leite condensado

75 ml de creme de leite

100 ml de leite de coco

1 unidade de ovo

 

Caramelo:

120 gramas de açúcar

 

Preparação dos insumos:

Coloque a farinha de tapioca de molho no leite de coco e 100ml de água por aproximadamente 30 minutos até que os flocos fiquem bem macios.

Na própria forma de pudim, caramelize o açúcar e reserve.

 

Preparação do pudim:

Aqueça o forno a 180 graus.

Misture a tapioca hidratada com o leite condensado, o creme de leite e o ovo e coloque o resultado da mistura na forma caramelizada

Leve ao forno em banho maria até o pudim cozinhar.

Para verificar o cozimento, coloque a ponta de uma faca de legumes no pudim, se ela sair limpa o pudim estará cozido.

Leve a geladeira para gelar. 

 

*Rendimento: 4 pessoas 

Recentes