Voltar

Aprenda com os Chefs: Molho Béchamel

Aprenda com os chefs

10/08/2018

Embora considerados acompanhamentos em muitos pratos, os molhos podem ser o grande diferencial para tornar um prato inesquecível. 

Os molhos brancos estão entre os mais importantes no mundo gastronômico. Aceitam inúmeras adaptações e são de preparo muito fácil. Consistem em cozer farinha, geralmente de trigo, num líquido, que pode ser água, leite, vinho ou caldo de carne ou peixe, com uma certa quantidade de gordura, como azeite, manteiga ou margarina.

Um dos molhos brancos mais tradicionais e conhecidos é o molho Béchamel, feito a partir do “roux”, uma combinação de manteiga derretida e farinha de trigo, dissolvido no leite, com temperos como cravo, louro e noz moscada.

O molho Béchamel acompanha muito bem carnes brancas, ovos e legumes, podendo servir como base para outros molhos, sopas, cremes, recheios e souflés.

Ingredientes:

1 cebola média cortada ao meio

4 cravos da índia

600 ml de leite integral

1 folha de louro

45 g de manteiga sem sal

45 g de farinha de trigo

Noz moscada ralada a gosto

Sal a gosto

Pimenta do reino branca moída a gosto

Modo de preparo:

 

 

Espete os cravos na cebola cortada ao meio, coloque em uma panela com o leite e o louro e deixe ferver por 5 minutos. Deixe esfriar e reserve. (Foto 1)

Em outra panela derreta a manteiga, junte a farinha de trigo e, mexendo sempre, deixe cozinhar por cerca de 40 segundos, até o “roux” ficar amarelo pálido. (Foto 2)

Retire a panela do fogo e coe o leite temperado sobre o “roux”, batendo vigorosamente com um “fouet” (batedor de arame), até obter um creme liso. (Foto 3)

Leve esse creme ao fogo médio e mexa bem por 4 a 5 minutos. Deixe o molho cozinhar por 20 minutos para engrossar. Mexa delicadamente algumas vezes durante esse tempo.

Quando o molho estiver liso e brilhante, tempere com sal, pimenta do reino branca e noz moscada.

Se desejar, enriqueça seu molho com uma colher de creme de leite antes de servir. 

 

Recentes