Voltar

Aprenda com os chefs: Maionese caseira

Aprenda com os chefs

17/08/2018

Um dos molhos mais consumidos no mundo, a maionese está entre os principais molhos emulsionados da gastronomiaEles são feitos pela emulsão de gordura (azeite, manteiga derretida ou óleo vegetal) em um líquido que pode ser água, vinagre ou suco de limão. A gema presente na receita ajuda a manter a estabilidade da emulsão.

Por conta da sua rápida popularização, a maionese em forma industrial pode ser encontrada em qualquer supermercado. Muitas pessoas nunca experimentaram, mas sua forma caseira é ainda mais saborosa.

É um molho liso e delicioso que serve de base para numerosas variações. Combina bem com peixes fritos, pescados, frutos do mar ou carnes frias.

Embora seu preparo seja bem simples, é preciso ter alguns cuidados para que ela dê certo e não desande durante o processo. O ideal é que os ingredientes estejam em temperatura ambiente e que o óleo seja adicionado em fios finos, bem lentamente, para que o resultado seja um molho bem homogêneo.

Vamos a receita!

 

Ingredientes:

2 gemas

1 colher de chá de mostrada Dijon

1 colher de chá de vinagre de vinho branco

250 ml de óleo de girassol ou outro óleo vegetal de sua preferência

2 colheres de chá de suco de limão

Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Em um liquidificador coloque as gemas, a mostarda, o vinagre e uma pitada de sal e bata os ingredientes em velocidade mínima.

Com o aparelho ainda em funcionamento, despeje o óleo num fio constante e vagaroso pela abertura da tampa, até a maionese ficar espessa e emulsionada.

Acrescente o suco de limão e misture.

A maionese perfeita deve estar espessa, brilhante e untuosa.

 

Conheça também a receita de Molho Béchamel

Recentes