Voltar

Aprenda com os Chefs: Gratinado de Batata e Salsão

Aprenda com os chefs

15/03/2019

A batata é um alimento bastante presente na mesa dos brasileiros. Podendo ser encontrada em uma grande variedade de cores, cascas e polpas. Além disso é rica em carboidratos, o que a torna uma grande fonte de energia, e ainda tem a presença de sais minerais, vitaminas C e vitaminas do complexo B.

Originária do Peru, onde foi cultivada pelo povo Inca, a batata foi levada para a Europa no século XVI pelos Espanhóis e se tornou a base de alimentação em muitos países, por causa do seu alto rendimento e a sua grande capacidade de adaptação de ambiente, o que faz com que ela possa ser plantada em uma grande variedade de climas.

Existem diversas formas de consumir a batata, pode ser frita, assada, cozida, servida com acompanhamento no prato principal, ou fria em uma salada na entrada. Mas hoje nós vamos falar da batata gratinada, que teve a sua criação na França e atualmente é servida em diversos países.

A receita abaixo é de batata gratinada com salsão, que acrescenta uma nota diferente a este gratinado clássico de queijo e batata. É perfeito para acompanhar assados e ensopados.

Gratinado de Batata e Salsão

Ingredientes

1 dente de alho cortado ao meio

1 colher de chá de manteiga

800 ml de creme de leite fresco

Noz moscada a gosto

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Pimenta caiena a gosto

800g de batata asterix

230g de salsão descascado e fatiado finamente

300g de queijo emmental ou gruyère ralado

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Esfregue o dente de alho em todo o interior de uma forma refratária, depois unte levemente com manteiga.

Misture o creme de leite, a noz moscada, o sal e as pimentas numa tigela grande.

Descasque as batatas e corte em fatias finas (de preferência com um fatiador), enquanto corta vá colocando as fatias na tigela com o creme.

Acrescente o salsão na tigela.

Adicione o queijo ralado e misture cuidadosamente.

Despeje a mistura na forma preparada e arrume de modo que as fatias fiquem niveladas. Coloque a forma numa assadeira maior, para o banho maria, enchendo até três quartos da altura com água quente.

Leve cuidadosamente a assadeira ao centro do forno e asse, sem cobrir, por cerca de 2 horas ou até assentar e dourar a superfície.

Se estiver dourando demais durante o cozimento, cubra com papel alumínio.

Deixe descansar por cerca de 15 minutos antes de servir.  

*Rendimento: 4 a 6 porções

Recentes