Voltar

Aprenda com os Chefs: Creme Chantili

Aprenda com os chefs

13/09/2018

Criado na França há três séculos e meio, o creme Chantili continua atualíssimo em nossas sobremesas. Este creme simples é um acompanhamento clássico de sobremesas e é usado em muitas receitas, como cremes, musses e charlotes.

De preparação delicada, essa receita leva apenas dois ingredientes. É imprescindível que seja feito com creme de leite fresco e sempre bem gelado.

Em seu primeiro estágio, bem cremoso funciona muito bem como ingrediente para musses e bavaroises. Já quando ele fica mais firme, e atinge seu segundo estágio, é ideal para recheios e decorações. Tome cuidado para não deixar que ele passe desse ponto, ou o leite irá talhar e virar manteiga.

Levemente adocicado, o Creme Chantili pode ser saborizado de diferentes maneiras.

Vamos aprender essa deliciosa receita?

 

Ingredientes:

500 ml de creme de leite fresco bem gelado

30 g de açúcar

* Essa porção rende 550 ml

 

Modo de preparo:

Retire o creme de leite da geladeira e despeje-o numa tigela colocada dentro de uma outra maior, cheia de cubos de gelo.

Lembre-se de que o creme precisa estar bem gelado

Bata este creme com um batedor manual ou numa batedeira em velocidade média, até que engrosse um pouco, acrescentando aos poucos o açúcar e batendo sempre.

Pare de bater quando o creme estiver quase firme, mas ainda macio.

Leve para gelar até a hora de usar.

Dica do Chef: O creme deve estar bem gelado antes de bater, então sempre use-o logo que retirar da geladeira.

 

Ideias para Chantili:

- Chantili de café:

Ferva 500 ml de creme de leite fresco e acrescente 30 g de café moído. Deixe em infusão por 15 minutos. Escorra e depois leve para gelar. Em seguida bata como indica a receita básica.

- Chantili de canela:

Ferva 500ml de creme de leite e acrescente um pau de canela. Esfrie e leve para gelar. Depois remova o pau de canela e bata como na receita básica. Fica delicioso servido com uvas moscatel. 

O creme chantili básico também pode ser aromatizado com algumas gotas de óleo de amêndoa amarga ou a casca de uma laranja ou limão raladas bem finas. Pode ser aromatizado também com folhas de hortelã ou favas de baunilha. 

 

Recentes