Voltar

Aprenda com os Chef: Moqueca de Frutos do Mar

Aprenda com os chefs

07/12/2018

Prato tipicamente brasileiro, quem nunca ouviu falar sobre a moqueca? Muita gente concorda que é um prato delicioso, mas já sobre sua origem temos várias histórias. Os baianos juram que sua receita, com leite de coco e azeite de dendê, é original e única. Já os capixabas garantem que foi nas suas panelas de barro que o prato nasceu.

Seja qual for o Estado, um item é fundamental para: a panela de cerâmica, capaz de reter o calor e manter o caldo fumegante por mais tempo. A moqueca é basicamente um refogado de frutos do mar com vegetais, como tomate e pimentão, e temperado com cebola, cheiro-verde e azeite de dendê, mas essa receita tem variações. À moda capixaba, por exemplo, é servida com pirão e arroz, e à moda baiana, além de leite de coco, pode levar carne de camarão, siri, lagosta e outros frutos do mar.

Quer aprender a fazer uma moqueca de frutos do mar deliciosa? Então confira essa receita e surpreenda no almoço do final de semana.

Moqueca de Frutos do Mar

Ingredientes:

30 camarões grandes limpos

1 kg de peixe de carne branca e firme cortado em postas ou filés, como o badejo, cherne, namorado, robalo entre outros.

300 g de polvo limpo cortado em bastões

300 gramas de lulas limpas cortadas em rodelas de 1 cm

1 litro de caldo de peixe

6 tomates maduros e firmes cortado em rodelas

1 pimentão vermelho cortado em rodelas, sem semente e sem a parte branca

2 dentes de alho picados

3 colheres de sopa de salsa ou coentro picado

2 colheres de sopa de cebolinha verde picada

2 folhas de louro

100 ml de óleo de canola

200 ml de leite de coco

Sal a gosto

Pimenta moída na hora a gosto

2 colheres de azeite de dendê de boa qualidade

Modo de preparo:

Em uma panela, de preferência de barro, coloque óleo, o alho e refogue rapidamente. Junte as cebolas e deixar suar. Em seguida acrescente o pimentão, os tomates e as folhas de louro.

Refogue em fogo brando, juntando o caldo de peixe aos poucos. O refogado estará pronto quando o óleo se separar do composto de temperos. Junte, então, o sal e a pimenta.

Salgue os pedaços de peixe e cozinhe por cerca de 3 minutos, dependendo da espessura das postas ou dos filés. Acrescente os pedaços de polvo. Junte o leite de coco, deixando cozinhar por 5 minutos.

Corrija o sal e a pimenta. Coloque os temperos verdes.

No momento de servir, junte os camarões e as lulas. Acrescente por último o azeite de dendê e sirva.

Dica: Para acompanhar essa deliciosa moqueca, indicamos arroz branco, purê de batata e farofa de dendê. Simples e saboroso.