Voltar

Além do bacalhau: Descubra as delicias da tradicional culinária portuguesa

Além do Sabor

04/04/2019

A culinária portuguesa é uma das mais tradicionais e conhecidas em todo o mundo. Embora seja famosa por seus pratos com bacalhau (reza a lenda que existe uma receita diferente para cada dia do ano com o peixe) a cozinha do país possui outros inúmeros pratos e ingredientes típicos deliciosos. 

Ao longo dos seus quase dez séculos, sua culinária foi construída com ingredientes naturais de Portugal, e com a influência dos muitos povos, de diferentes regiões, que passaram por lá, principalmente as culinárias atlânticas e mediterrâneas.

Ainda que restrita a um pequeno espaço geográfico, a culinária portuguesa se diferencia em cada uma das regiões do país, que buscam utilizar o que possuem de melhor em cada localidade.Duas cidades mesmo que vizinhas, podem apresentar pratos com o mesmo nome e ingredientes base, mas com formas bem diferentes de elaboração.

Além do peixe, na culinária portuguesa os queijos, doces e temperos merecem seu devido destaque. Portugal possui também os famosos azeites, que preparados de forma artesanal, por pequenos produtores regionais, são conhecidos por estarem entre os melhores do mundo.

E é claro, não podemos deixar de fora dessa lista os inigualáveis vinhos portugueses, que a exemplo dos vinhos do porto e do vinho verde, alcançaram altas colocações nos rankings dos mais consumidos e apreciados mundialmente.

Com uma cozinha simples, tradicional e muito saborosa, Portugal sem dúvidas entra na lista das culinárias que você precisa conhecer. Continue conosco e saiba um pouco mais sobre a culinária portuguesa.

Temperos

A culinária do norte e do sul do país se diferenciam em vários aspectos, um deles é a questão dos temperos. Enquanto o norte é mais conservador, utilizando quase que exclusivamente a salsa, o alho, a cebola e o louro, no sul as ervas aromáticas ganham mais espaço. O coentro, a hortelã, o poejo, o orégano, e o alecrim são muito utilizados no sul, principalmente na região de Alentejo. A pimenta, a noz moscada, o cravo da índia e o açafrão foram levados ao país na época de Vasco da Gama, quando descobriu o caminho para as índias. Já a canela é a grande estrela quando falamos de doces.

Queijos

Produzidos a partir dos leites de ovelha, cabra e vaca, ainda que não muito conhecidos por serem pouco comercializados fora do país, o queijo é um dos alimentos mais tradicionais de Portugal. Produzidos com um alto padrão de qualidade e com fidelidade aos métodos tradicionais, são conhecidos por serem extremamente saborosos. Os queijos portugueses são feitos em pequena escala por pequenos produtores e possuem diferenças de acordo com as regiões.

Carnes

Embora sejam uma das bases da gastronomia portuguesa, nem só de peixes vivem os portugueses. A culinária de Portugal abrange inúmeros pratos feitos com carnes de boi, porco e aves, como os famosos leitão a bairrada e arroz de pato. Os embutidos e as vísceras também têm lugar de destaque em pratos como a Alheira de Mirandela e o chouriço.

Doces

Com base em ovos e açúcar, os doces portugueses também merecem destaque. Conta a histórias que a maioria das sobremesas do país tem origem nos conventos e mosteiros. Nos séculos XVIII e XIX, Portugal passou a ser o principal produtor de ovos da Europa, e possivelmente do mundo. Porém a maior parte dessa produção era destinada apenas ao uso das claras, utilizadas para a preparação das hóstias e a na produção do vinho branco, como purificador.

Nesse contexto, surgiram inúmeras receitas baseadas nas gemas, que sobravam aos montes, muitas vezes agregadas ao açúcar e temperadas com canela e baunilha. Dente os doces mais populares estão o arroz doce, pudim, ovos moles, nozes de cascais e pasteis de nata, muito famosos no Brasil, conhecidos aqui como pasteis de Belém.

Azeite português

O azeite é outro item essencial na culinária portuguesa. Com enormes plantações de oliveiras, o país está entre os 10 maiores produtores de azeite. Mais do que bons azeites, os azeites portugueses são conhecidos por estarem entres os melhores do mundo. Assim como os queijos, o azeite costuma ser produzido por pequenos produtores de fazendas locais. 

Grande parte das receitas já começam com um bom refogado de alho no azeite. Além disso é amplamente utilizado em pratos típicos como bacalhau assado, batatas cozidas, sopas de legumes e as famosas migas, prato típico geralmente feito da mistura de pães umedecidos com azeite, linguiça, toucinho e outras carnes de porco. Nem os doces escapam dele como as deliciosas broas de azeite.

Vinhos

Os tradicionais vinhos portugueses são conhecidos mundialmente pelo sabor e pela variedade de vinhas encontradas na região: são mais de 250 espécies de uvas nativas no país que leva o título de maior consumidor per capta de vinhos do mundo.

Símbolo cultural da região, os vinhos produzidos em Portugal passam por um rigoroso sistema de qualidade, garantindo que a bebida tenha sempre sabor e consistência inigualáveis. O vinho do porto, cultivado e fabricado em Douro, é sem dúvida a bebida portuguesa mais conhecida e apreciada ao redor do mundo.

E para que você possa conhecer ainda melhor e desfrutar de todos os sabores da culinária portuguesa, o Bistrô Casa Antiga preparou para o dia 10/04 um menu degustação com o tema “Uma noite em Portugal”. Faça sua reserva e venha experienciar um jantar com pratos e músicas tradicionais portugueses.

Reservas pelo telefone(24) 3212-1222 ou em nossa área de reservas no site.