Voltar

A arte de adocicar a vida: Conheça as famosas sobremesas da França

Além do Sabor

30/10/2018

Quando falamos em gastronomia é impossível não lembrar dos franceses, país onde teve início toda a alta gastronomia que conhecemos hoje. As receitas base criadas e desenvolvidas por lá são amplamente utilizadas em todo o mundo.

Da mesma forma como não é segredo que eles são praticamente imbatíveis nos doces e pâtisseries. Com uma tradição secular na confeitaria, o país é referência e muitos doces já ultrapassaram suas barreiras ganhando versões nos mais variados países, inclusive aqui no Brasil.

Hoje vamos te levar para viajar conosco à França e conhecer algumas dessas sobremesas tão aclamadas por sua delicadeza, sabor e textura.

Está preparado?

Crêpe Suzette

Um clássico das sobremesas francesas, o crepe se tornou um sucesso em todo o mundo. Sua base é uma massa bem fina, composta de trigo, ovos e leite, que pode ser recheada na maneira que a sua imaginação mandar. Na França, a versão mais popular da sobremesa é tradicional crepe Suzette, feito com muita manteiga, açúcar e flambado com o licor francês Grand Marnier, e em algumas vezes acompanhado de raspas de tangerina e laranja.

Baba au rhum

    

O Baba au Rhum é um doce tão tradicional na França que pode sem encontrado em qualquer padaria por lá. O Baba é um bolinho simples, macio e perfumado, em formato de anel, regado em xarope de rum. Normalmente ele também vem acompanhado de chantilly, frutas, geleias, ou creme inglês. O rum derramado no bolo já na mesa, na hora de ser consumido.

Macarron

Delicados e muito saborosos, os macarrons são o símbolo máximo dos doces franceses. São biscoitos redondos recheados, crocantes por fora e úmidos e macios por dentro. Apesar de muito simples, são, além de lindos, extremamente saborosos. Original da Itália, a receita passou por muitas modificações para chegar ao que conhecemos hoje, com toda essa variedade de cores e sabores.

Mille feuille

A tradução literal de Mille Feuilles em português é Mil folhas. O nome é uma referência ao número de folhas da massa que o compõem. Quando a massa folhada é feita da forma tradicional ela é “dobrada” diversas vezes, chegando a ficar com 729 folhas. Receita muito querida pelos franceses, o doce é composto por três folhas de massa, recheadas com creme e cobertas por açúcar de confeiteiro. É comum ser acompanhado de frutas, compotas, geleias e chocolate.

Profiteroles

Os famosos profiteroles são feitos com a massa choux, em formato de pequenas bolinhas, recheadas de creme, chantilly, geralmente acompanhadas de sorvete, tudo isso coberto por uma deliciosa calda quente de chocolate. No Brasil, as carolinas são a versão nacional do doce, embora a receita tenha algumas diferenças em relação a original. A nossa tem a massa mais seca, a cobertura endurecia e recheios mais simples.

Madeleine

Originais da região de Lorraine, as madeleines são bolinhos amanteigados assados em formato de concha. A receita original é uma mistura de ovos, açúcar, farinha, manteiga derretida, nozes e raspas de limão. Simples e deliciosas estão sempre presentes em lanches e cafés das tardes, agradando paladares infantis e adultos.

Crème Brulée

 

Levemente crocante e cremosa, o Crème brulée é uma das sobremesas mais consumidas na França e uma das mais conhecidas no mundo inteiro. Tradicionalmente, o doce é preparado com ovos, creme de leite, açúcar e baunilha. A cobertura é uma atração à parte, uma crosta de açúcar queimado com maçarico que deve ser quebrada com a colher no momento de comer. Não é muito comum no Brasil, mas pode ser encontrada em alguns restaurantes especializados.

Tarte Tatin

A belíssima Tarte Tartin é basicamente uma torta de maçã montada do avesso. Nessa tradicional receita francesa, o recheio, feito de maçãs, manteiga e açúcar vai por baixo e a massa, originalmente a pâte brisée, fica por cima. Essa desconstrução da torta faz toda a diferença na hora de assar, resultando em um recheio extremamente macio e caramelizado, uma vez que as maçãs ficam em contato direto com o fogo.

Paris Brest

 

Bem desconhecido fora da França, o Paris Brest tem uma história interessante. O doce foi criado em 1910, pelo chef pâtissier Louis Durand, inspirado em uma corrida de longa distância de bicicleta, que ligava Paris a Brest (Bretanha), e seu formato redondo é referência as rodas da bicicleta. A massa doce é a mesma das famosas profiteroles, a choux, recheadas com um creme de amêndoas e decorado com lascas de amêndoas.

Eclair

Conhecido como “bomba” no Brasil, o eclair também faz parte dos doces franceses mais conhecidos em todo o mundo. A receita original tem o formato cilíndrico, é feita com a massa choux, leva uma cobertura endurecida por cima e é seu interior completamente recheado. Os recheios mais tradicionais são o caramel au beurre salé, um caramelo levemente salgado bastante presente em muitas das receitas dos doces franceses e o chocolate, mas existem dezenas de recheios diferentes para a sobremesa.

É de dar água na boca, não é? Alguns desses doces podem ser encontrados em menus especiais no Bistrô Casa Antiga eventualmente. Fique de olho em nosso menu semanal.

Conheça também os pratos mais famosos da culinária brasileira.

 

Recentes